Venda mais infoprodutos usando o marketing de afiliados
Saiba como funciona e como usar o marketing de afiliados para aumentar as vendas de infoprodutos.
O marketing de afiliados é um modelo de negócios muito usado no Brasil, qual traz benefícios para produtores de infoprodutos e também para quem deseja ganhar dinheiro com blogs ou fazendo vídeos para o Youtube.
Mas para começar a usufruir dessa estratégia de marketing e conseguir aumentar as vendas, é preciso que você entenda o que é e como funciona o marketing de afiliados. Por isso nós fizemos esse artigo, que irá esclarecer suas dúvidas e te mostrar como ele funciona para ambos os lados: produtor e afiliados.
Como funciona o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados funciona assim: a empresa ou infoprodutor (como é chamado o produtor de infoprodutos) anuncia um produto, promoção ou
mesmo sua loja, em determinada plataforma como AdWords, Lomadee, Hotmart ou Bing Ads por exemplo, então o afiliado (que tem um blog, canal no Youtube ou uma rede social com um bom número de seguidores) irá analisar o produto na plataforma e ver se ele se enquadra com o conteúdo que ele cria.
Se o produto for de acordo com o nicho do afiliado, então ele então irá promover esse produto digital em seu blog, vídeos ou rede social, ganhando uma comissão à cada venda gerada pelo seu link de afiliado. A comissão é estipulada pela empresa anunciante ou produtor do infoproduto.
Vantagens de usar o marketing de afiliados
O marketing de afiliados é bom para o produtor do infoprodutos, pois seu produto terá muitos divulgadores e isso aumentará suas vendas, como também para o blogueiro criador de conteúdo, pois ele irá promover um produto já pronto e irá gerar renda através das visitas do seu blog, site ou mesmo conteúdo em vídeos.
Falando de modo resumido: o afiliado promove um produto que já está pronto, sem ter que se preocupar com atendimento ao cliente ou a entrega e ganha uma comissão a cada venda realizada; o produtor tem diversos vendedores promovendo seu infoproduto pagando apenas uma comissão estipulada por ele e, além de vender mais, ele ainda aumenta a popularidade do seu infoproduto por meio de seus afiliados.
Conheça os tipos de ganhos e anúncios
Existem muitas plataformas que sevem de ponte entre os afiliados e os produtores de infoprodutos na promoção e venda de infoprodutos. Algumas dessa plataformas mais conhecidas são: o famoso Google Adsense, a Lomadee, Hotmart, UOL Afiliados, Monetizze, dentre outras.
Cada uma dessas plataformas possui um tipo de ganho, sendo os mais populares: CPC, CPC e CPM. E você deve estar pensando: o que significam essas siglas?
Cada sigla acima tem seu respectivo significado no marketing de afiliados:
CPA: significa Custo Por Ação, ou seja, o anunciante paga à cada ação realizada (venda ou assinatura, por exemplo) e o afiliado recebe uma porcentagem do valor da venda ou um valor fixo estipulado pelo produtor. Nessa modalidade podemos citar aqui a Hotmart, o próprio Adsense/AdWords, dentre outras.
CPC: Custo Por Clique. Esse é o método que os afiliados mais gostam, pois ganham toda vez que um visitante clica no anúncio, contudo, muitos produtores ou donos de empresas tem o utilizado pouco, em vez disso tem preferido anunciar usando o CPA, por ser mais eficiente e trazer um ótimo resultado nas vendas.
CPM: Custo Por Mil. Quer dizer que o infoprodutor ou dono da empresa (anunciante) oferece um valor fixo a cada mil visualizações no banner do anúncio. Muitos blogueiro que possuem um alto número de visitantes e inscritos tem conseguido ganhar um bom dinheiro com isso. O Adsense (para afiliados) ou AdWords (anunciantes) possui essa modalidade.
O marketing de afiliados é uma forma de promover seu produto com maior eficácia, alcançando as pessoas certas. O melhor dessa estratégia é que você conseguirá controlar os gatos com divulgação, escolhendo a forma de anúncio que mais irá beneficiar seu negócio. E para quem é afiliado, essa é uma ótima forma de ganhar dinheiro com seu blog, site, página do Facebook ou canal do Youtube, por exemplo.