Pensando em sua saúde mental – baixo efeito positivo

A afetividade positiva ou energia afetiva é descrita como a energia dos pensamentos felizes, esperança, otimismo, vitalidade, criatividade e autoestima. Uma pessoa com alta afetividade positiva tem pensamentos positivos constantemente tocando em suas mentes e suas expressões são positivamente abundantes. Por outro lado, uma pessoa com alta afetividade negativa tem pensamentos negativos constantemente tocando em suas mentes e suas expressões são negativas. É fácil dizer a diferença entre alta afetividade positiva e baixa afetividade negativa. Aquele com alta afetividade positiva estará sorrindo com mais frequência, terá mais energia, terá mais fé, será mais feliz e terá mais prazer e emoção.

Uma visão geral

Uma pessoa em frente a uma televisão

Existem três versões do nosso estado afetivo: extroversão, amabilidade e consciência. A extroversão é a versão mais popularmente conhecida, onde gostamos de nos envolver com diferentes atividades e frequentemente nos envolvemos em atividades excitantes e estimulantes. A consciência descreve o segundo nível mais alto do nosso espectro afetivo. Isso envolve a capacidade de ter pensamentos precisos e completos e a capacidade de pesar informações e tomar decisões razoáveis. A terceira, inteligência emocional, é a capacidade de saber usar nossas emoções para nos ajudar a alcançar nossos objetivos em nossas vidas.

A compreensão de seu próprio estado afetivo é o primeiro passo para melhorar sua inteligência emocional. Usar a capacidade hedônica (o lado bom da sua inteligência emocional) e as avaliações de inteligência emocional o ajudarão a aprender mais sobre si mesmo. A capacidade hedônica refere-se a quanto prazer você obtém ao realizar suas tarefas. As avaliações de inteligência emocional medem a precisão com que você pode diferenciar entre o que é positivo e negativo. Quando você está no meio de uma tarefa que não é nem positiva nem negativa, você tem uma capacidade afetiva equilibrada.

Fatos de saúde mental

Mapas

A pesquisa mostrou que existem diferenças importantes entre as medidas de inteligência emocional usadas por profissionais de marketing e outros profissionais, como líderes e vendedores. Profissionais de marketing, educadores, treinadores, consultores, etc. tendem a se concentrar no efeito positivo que obtêm de seus esforços. Sua avaliação de inteligência afetiva não leva em conta o afeto negativo. Os líderes, por outro lado, concentram-se no efeito negativo que seus esforços causam, ou seja, “Estou realmente desapontado porque as pessoas não estão comprando meus produtos”. Eles então usam essas informações para aprimorar suas próprias habilidades pessoais e de equipe.

A diferença entre os resultados dos testes de inteligência hedônica e emocional pode fornecer uma pista importante sobre a qualidade e a quantidade de prazer que você está desfrutando quando está envolvido em uma tarefa. Se você está se sentindo muito bem enquanto faz um trabalho, isso significa que você está se divertindo, mesmo que o resultado não seja ótimo. No entanto, se você está experimentando apenas efeitos negativos, como raiva ou ansiedade, isso sugere que você pode estar experimentando isso ao fazer um trabalho que não gosta. Isso pode significar que seu trabalho não é agradável para você.

Um exemplo de avaliação da afetividade negativa é como uma pessoa se sente quando é criticada negativamente. Se você estiver ouvindo alguém falar sobre o quão ruim foi seu desempenho em uma importante entrevista de emprego, enquanto estiver focado na qualidade do trabalho, você experimentará apenas afetividade positiva. Em contraste, se você estiver apenas experimentando afeto negativo, enquanto ouve as críticas, você só experimentará afeto negativo. Você ficará fixado na crítica, com pensamentos negativos tomando conta de sua mente e fazendo com que você queira evitar a pessoa que o está criticando.

Resultado final

Ao pensar em sua saúde mental, é importante pensar em seus recursos físicos. Você está usando recursos físicos que você pode controlar? Você tem recursos emocionais suficientes para lidar com as demandas de tarefas desafiadoras? Você está usando todos os seus recursos para lidar com o desafio em vez de usar recursos que não está utilizando? Se você não tem nenhum poder para controlar como você responde aos desafios, você está limitado em sua capacidade de responder de forma flexível e eficaz.

Similar Posts