Como fazer um plano de marketing digital eficiente

O marketing digital é importante para as empresas que estão ou desejam ingressar no mundo virtual, e para isso, o plano de marketing é essencial para que todo o processo de divulgação gere os resultados esperados, evitando erros e a perda de tempo e, muitas vezes, de recursos.

Para que um plano de marketing digital tenha os resultados que se precisa, é importante que se atente à alguns pontos importantes, e é sobre eles que falaremos adiante.

A estrutura do plano de marketing digital

O plano de marketing digital precisa ser objetivo, traçando os caminhos por onde a sua campanha deve passar. É como o mapa de um tesouro, e ao final

você encontra a sua fortuna, que nesse caso é o resultado que se tinha ao criar o planejamento: alavancar suas vendas, conseguir novos clientes, aumentar as visitas do seu blog, dentre outros.

Para se criar um plano de marketing digital você precisa dos itens padrões que são:

Diagnóstico do seu negócio (para definir o objetivo do projeto): analisar a situação atual do seu negócio, o crescimento que obteve até agora, isso servirá para medir o desempenho da sua campanha.

Objetivo do projeto: assim como qualquer coisa na vida, você precisa definir o objetivo que se tem com a sua campanha de marketing digital: gerar mais vendas, aumentar sua carteira de clientes, obter mais visitas orgânicas para o blog, site ou e-commerce, melhorar a relação com seus atuais clientes e fazê-los retornarem para adquiri novos produtos, enfim, deixe o objetivo bem definido. Para cada projeto é ideal que se defina apenas um objetivo, assim você consegue manter o foco e o controle.

Pesquisa geral: mais uma etapa importante para o seu planejamento de marketing é pesquisar sobre o seu público alvo: onde estão, como se comportam, quais as redes sociais que mais utilizam, quais são seus interesses, etc. E também pesquisar sobre os seus concorrentes: ver como eles estão se comportando no mercado, quais estratégias estão usando para conseguir novos clientes e muitas outras coisas importantes.

Ferramentas úteis: defina, após as pesquisas sobre seu público alvo, quais ferramentas irá utilizar para sua campanha de marketing digital alcançá-los: vídeos, blog, redes sociais, etc.

Cronograma de ações: Lembre-se de estabelecer um cronograma: dias em que irá postar conteúdo novo no blog, número de artigos que pretende publicar numa semana, o horário em que publicará nas redes sociais, dias da semana em que postará novos vídeos, assim você mantém seu público atento e consegue melhores resultados na sua campanha.

Executando o plano: depois de tudo anotado e o seu plano de pronto, é hora colocá-lo em ação.

Análise e mensuração dos resultados: ao analisar o desempenho da sua campanha você pode entender o comportamento dos seus clientes e ver quais áreas precisam de melhorias ou em quais precisa investir mais para potencializar os resultados. As KPI’s (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance em português) indicam o que está ou não está dando certo na sua campanha de marketing digital, é interessante e importante usá-las nas análises e métricas da sua campanha.

O planejamento de marketing digital traz muitos benefícios para o seu negócio, além de evitar que sua empresa tenha gastos desnecessários. Não negligencia nenhuma das etapas aqui mencionadas, pois todas elas contribuem para gerar resultados bons para a sua campanha.

Similar Posts