6 ferramentas para um marketing digital eficiente

Existem muitas ferramentas úteis na hora de se trabalhar com marketing digital, e com todas essas opções, fica até complicado de se escolher as que mais se enquadram para as necessidades da sua empresa ou negócio, não é mesmo? Na verdade não.

É essencial que seu negócio esteja presente nos locais em que seus clientes estão, logo, você deve também escolher as ferramentas certas para alcançá-los. Vejamos a seguir 6 ferramenta úteis para sua estratégia de marketing digital.

 

Google Keyword Planner

Encontrar boas palavras-chave é fundamental para sua campanha, pois a otimização dos seu site é importante para aumentar suas visitas orgânicas (aquelas que chegam até você por meio de pesquisas usando buscadores como Google, Yahoo ou Bing, etc). E a ferramenta de busca e análise de palavras-chave do Google, a Keyword Planner, é a mais completa que existe, sendo também gratuita.

Essa ferramenta te permite encontrar e ver a relevância que cada palavra possui. É uma ferramenta gratuita, mas para utilizá-la você precisa criar uma conta no Google AdWords.

Youtube: o poder dos vídeos

De acordo com o Alexa, importante site da rede Amazon que mede a quantidade de visitas que um site recebe, o Youtube é o segundo maior site mais visitado do Brasil, perdendo apenas para o buscador Google. Ainda segundo esses dados, o Facebook fica em 4º lugar, perdendo para a versão internacional do buscador do Google. Mais um grande motivo para incluir essas duas ferramentas gratuitas no seu plano de marketing digital.

Além do Youtube e do Facebook possuírem muitos visitantes, eles contam um recurso de análise dos visitantes, onde você pode ver o desempenho que teve sua campanha nessas mídias sociais. No Facebook temos o Insight e no Youtube temos o poderoso Analytics da Google.

 

E-mail marketing

Outra excelente ferramenta de marketing digital é o e-mail marketing, ele é perfeito e eficiente para alcançar seus potenciais clientes.

De modo bastante resumido, e-mail marketing é quando você envia e-mails, planejados, para as pessoas que se inscreveram na sua lista, mas a coisa vai mais além disso.

O e-mail marketing funciona da seguinte maneira: você insere um formulário de inscrição (nome e e-mail) no seu blog ou página de captura e, para que o visitante tenha interesse em se inscrever na sua lista e receber seus e-mails, você oferece um e-book, infográfico, sequência de vídeos gratuitos, 1 faixa de música (no caso de bandas ou artista solo) etc. Assim você capta o e-mail dessa pessoa e começa a disparar uma sequência de e-mails já programada, fazendo-a conhecer mais sobre o seu negócio e, desse modo, ir ganhando a confiança dela para apresentar seu produto digital ou físico.

Os serviços de e-mail marketing mais conhecidos são: MailChimp, Get Response, E-goi, Aweber e também o serviço da Lead Lovers.

O e-mail marketing te ajuda a se aproximar do seu potencial cliente, entregando conteúdo e valor diretamente na sua caixa de e-mail: novo artigo no blog, link para um webinar, vídeo novo, criando, assim, uma ponte até o outro lado: a venda.

 

Lipperhey ferramenta de SEO

Existe também uma ferramenta indicada pelo site da Hubspot que é a Lipperhey, essa ferramenta permite que você analise o seu site, blog ou loja virtual e faça uma melhoria no SEO para conseguir um melhor desempenho nas visitas orgânicas.

O Lipperhey te apresenta uma análise detalha do seu site, blog ou loja virtual, e isso te ajuda a melhorar o SEO para gerar mais resultados nas visitas orgânicas.

 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e super completa para que você possa estar medindo o desempenho da sua estratégia de marketing digital, seja ela por meio de vídeos, e-mail marketing, blog, etc. Além do que, essa ferramenta ainda te ajudará a identificar problemas ou pontos fortes da sua campanha e, com isso, poderá estar implementando novas ideias para dar gerar ainda mais resultados.

Com o Analytics você consegue fazer o acompanhamento da sua estratégia de marketing digital por meio de análises e métricas, saberá quais páginas estão sendo mais acessadas, quais vídeos mais vistos, medirá o desempenho da sua campanha de e-mail marketing (cliques, conversões, e-mails abertos), quais as origens de tráfego, e muitas outras coisas relevantes.

 

Redes sociais

Hoje em dia as redes sociais possuem grande influência na vida das pessoas e se você quer criar uma campanha de marketing digital eficiente, é importante investir nessas ferramentas. As mais usadas no Brasil são: Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, Snapchat

Vale lembrar também que é importante focar numa rede social em específico e não criar conta em várias delas sem ter um administração eficaz, pois poderá perder tempo e não conseguir dar a devida a atenção aos seguidores de uma ou mais delas.

Existem muitas ferramentas para potencializar os resultados da sua campanha, essas são apenas algumas delas.

Similar Posts