5 maneiras de melhorar sua saúde financeira

Se o estado recente do mundo fez com que você reavaliasse sua saúde financeira, ou se você percebeu que finalmente é hora de colocar suas calças de adulto e levar seu dinheiro a sério, quero ajudá-lo a ter uma posição financeira sólida. A boa notícia é que não importa de onde você está começando! Os princípios pelos quais vou orientá-lo se aplicam a todos, não importa quanto ou pouco dinheiro você tenha.

Vamos rever meus cinco fundamentos para melhorar sua saúde financeira. Eles são:

  • Determine de onde você está começando.
  • Diga ao seu dinheiro para onde ir.
  • Comece a gastar menos do que ganha.
  • Planeje seu futuro.
  • Torne-se uma pessoa generosa.

Não é muito complicado, certo?

5 fundamentos para melhorar sua saúde financeira

1 – Determine de onde você está começando.

Se você deseja alcançar a meta de se tornar financeiramente saudável, você precisa saber por onde está começando e não me refiro apenas a quanto dinheiro você tem em seu nome. Para realmente descobrir isso, você precisará fazer alguma autodescoberta em torno de suas crenças sobre dinheiro.

Existem vários fatores que influenciam sua saúde financeira, o que você acredita sobre o dinheiro e como você lida com ele. Um desses fatores é como você cresceu. O ambiente em que você foi criado moldou suas crenças sobre dinheiro e seus hábitos com ele de maneiras muito específicas, eu chamo isso de sala de aula de dinheiro.

Sua sala de aula de dinheiro é amplamente influenciada por seus pais, eles podem ter lhe ensinado ótimas lições de dinheiro! Mas outros podem ter que ser desaprendidos.

Então, quando você finalmente teve seu próprio dinheiro para gastar em seus próprios termos, as coisas podem ter sido bem diferentes. Algumas pessoas gastam ou economizam como loucas por medo de terminar como seus pais. Outros caem nos mesmos hábitos porque esse era o seu “normal”.

Seja qual for o seu caso, a autoconsciência é a chave. Reserve algum tempo para pensar sobre como você cresceu e como isso influenciou o modo como você se relaciona com o dinheiro. Pense em alguns erros que você cometeu. (Todos nós mudamos !) Como você pode mudar sua mentalidade para tomar melhores decisões a partir deste ponto em diante? Depois de pelo menos ter pensado nisso, vamos prosseguir. . .

2 – Diga ao seu dinheiro para onde ir.

As pessoas que têm sucesso em qualquer coisa chegam a um ponto em que acordam para a realidade de suas decisões e se comprometem a fazer uma mudança, não é diferente quando falamos sobre nosso dinheiro. Se você quer melhorar sua saúde financeira, precisa fazer o dinheiro trabalhar para você e um orçamento é o plano que fará isso acontecer.

O dinheiro não entra apenas na sua conta poupança e as dívidas não são pagas por conta própria, você tem que ter um propósito e um plano, você tem que dizer ao seu dinheiro para onde ir.

Portanto, o primeiro passo é fazer um orçamento, se você quer mesmo assumir o controle de seu dinheiro em vez de o dinheiro assumir o controle de você, então você precisa aprender a viver dentro de um orçamento. E apesar do que você pode ter ouvido, um orçamento não limita sua liberdade – ele lhe dá liberdade!

3 – Comece a gastar menos do que ganha.

Sei que é normal “viver à altura” e gastar todo o seu salário. Mas é por isso que 78% das pessoas vivem de salário em salário! 2 Normal está quebrado, então seja diferente.

Pegar emprestado do seu futuro para manter um estilo de vida que você não pode pagar não precisa ser a sua história – especialmente se você quiser ser financeiramente saudável. Você pode fazer uma escolha hoje para viver de forma diferente. Você pode escolher uma vida de liberdade e segurança financeira enquanto vive de acordo com seus termos – não com os do Visa.

A maneira de fazer isso é vivendo com menos do que ganha. Sempre haverá tentações vindo de todas as direções ao longo do caminho. Todo mundo quer uma parte do seu salário, certo? Mas você começa a fincar os pés e dizer: “Não. Eu escolho viver com sabedoria e dentro de minhas possibilidades. ”

Este é o momento em que você realmente precisa pensar e identificar suas necessidades básicas. Dessa forma, você terá dinheiro suficiente para fazer um progresso real em direção a objetivos financeiros mais importantes , como se livrar de dívidas!

É necessário algum sacrifício e o sacrifício é difícil, é difícil ver todos os seus amigos saindo de férias e não se comparar, é difícil não conseguir os móveis que você realmente deseja, é difícil recusar um convite para jantar porque não está no orçamento. Essas escolhas não são divertidas no momento, mas levam a uma vida abundante.

Uma coisa que nos ajudou foi a difícil compreensão de que, quando se trata de gastar dinheiro, há uma diferença entre necessidades e desejos .

Alimentos, serviços públicos, abrigo e transporte são necessidades. Você precisa de comida para sobreviver, luz e água quente, um lugar seguro para morar e os meios para ir e voltar do trabalho, essas são consideradas suas necessidades básicas e se você tiver essas coisas, mesmo em tempos difíceis, viverá para lutar outro dia.

Serviços de streaming online, TV a cabo, ligas de futebol são tudo o que deseja .

Hoje em dia, somos capazes de dizer sim a todas essas coisas com mais frequência por causa do que um estilo de vida de viver com menos do que você ganha nos permite: manter mais de nossos contracheques e economizar.

4 – Planeje seu futuro.

Nada vai fazer você se sentir mais saudável financeiramente do que um estoque de dinheiro no banco, esperando por um dia chuvoso. É o chamado fundo de emergência e é a sua rede de segurança quando as emergências acontecem.

Muitas pessoas pegam o cartão de crédito quando o carro quebra, mas tudo o que isso faz é transformar um problema com o carro em um problema com dinheiro. Então, os juros compostos transformam o problema do dinheiro em mais e mais dívidas, estresse e preocupação. Isso não é bom para sua saúde real , muito menos para sua saúde financeira.

Mas quando você tem dinheiro no banco apenas para emergências, pode simplesmente consertar o carro, sem estresse e Sem drama. Sua saúde financeira não aguentará o golpe – seu fundo de emergência está lá para protegê-lo.

Às vezes pode ser difícil construir isso, mas se você fizer disso uma prioridade, acontecerá – e você terá muita paz de espírito!

Comece com um fundo de emergência inicial de R$ 1.000, isso cobrirá emergências menores enquanto você está se livrando das dívidas . Depois de liquidar as dívidas, leve o seu fundo de emergência para um total de três a seis meses de suas despesas e uma vez que você tenha isso , invista 15% de sua renda na aposentadoria. Cada uma dessas etapas faz parte do meu plano de nove semanas para nunca mais me preocupar com dinheiro.

5 – Torne-se uma pessoa generosa.

Você pode se perguntar como a doação de seus recursos melhorará sua saúde financeira, mas essa base mudará você de várias maneiras.

O ato de retribuir muda sua relação com o dinheiro e com as pessoas ao seu redor. Viver generosamente com as mãos abertas mantém o dinheiro na perspectiva adequada para você e abençoa todos os envolvidos. Isso o moverá no espectro do egoísta ao altruísta.

Além disso, as pessoas que doam geralmente ficam mais felizes e menos estressadas, porque a administração realmente libera ocitocina no cérebro.

A generosidade é um sinal de alguém que é realmente financeiramente saudável. Se você me aceitar no desafio, quero ouvir o que sua generosidade fez por outra pessoa e o que fez por seu coração.

Você pode mudar sua saúde financeira

Se você quer mudar sua saúde financeira, precisa traçar um limite e mudar seus hábitos para sempre. E essa é a parte difícil, certo? Mas, para cumprir seu plano a longo prazo e realmente viver a vida em seus termos, você precisa se comprometer.

Gostou das 5 maneiras de melhorar sua saúde financeira? então compartilhe pra todos e ajude a melhorar a vida financeira de cada uma delas, grande abraço.

Similar Posts